O aço ASTM A36 é a liga mais usada na linha de construção civil devido às principais características das propriedades mecânicas deste metal. Ela é perfeita para quem busca por uma verdadeira aliada quando o assunto é alta resistência, trazendo confiança para os setores que precisam de um metal que seja extremamente resistente, sendo largamente aplicado de diferentes formas no Brasil e no mundo.
De acordo com os dados apresentados e confirmados pelo Instituto Aço Brasil, o aço teve um crescimento de quase 25% no consumo aparente em 2021, ultrapassando as 26 toneladas, um resultado muito vantajoso que mostra a superação das dificuldades ocasionadas pela pandemia do Covid-19.
Na prática, o aço ASTM A36, um aço estrutural e largamente usado no setor da construção civil, faz parte desses números por seus grandes benefícios de performance. Entretanto, atualmente é possível encontrar uma outra liga metálica de aço com propriedades bastante parecidas com as do A36: o aço SAE 1020.
Essa similaridade entre os dois se dá pela semelhança na sua composição química, o que, de forma consequente, oferece quase as mesmas características. Além disso, ambos são ligas de baixo carbono. Apesar de todas as características quase idênticas, o aço ASTM A36 e o SAE 1020 possuem algumas diferenças que devem ser levadas em consideração.
Abaixo, confira as principais diferenças entre as duas ligas, além de características e algumas de suas propriedades.
Aço ASTM A36
O aço ASTM A36 é de baixo carbono, o que o torna perfeito para processos de usinagem e solda, permitindo que tome a forma necessária, que é ideal em suas aplicações. Pelo tratamento térmico não ter muito efeito nessa liga, ela pode ser aplicada para a função sem nenhum perigo.
A sigla ASTM (American Society for Testing and Materials) é, na verdade, uma especificação, e todos com a nomenclatura são normalmente aplicados em estruturas metálicas. As principais características são as suas propriedades mecânicas.
Essa liga pode ser aplicada em:
- Pontes;
- Estruturas de equipamentos;
- Edifícios;
- Cantoneiras;
- Passarelas.
Ainda, é uma liga resistente e de boa conformabilidade, usada também para fabricação e dobra.
Na CuryFer, esse produto está disponível em chapas.
SAE 1020
Já o aço SAE 1020 tem na alta usinabilidade, resistência e ductilidade três das suas maiores características. Ainda, é uma liga de boa soldabilidade e pode ser endurecida tanto por cementação quanto por outras formas de tratamento.
Assim como o aço ASTM A36, o SAE 1020 é uma liga metálica de baixo carbono e, por isso, tem maior resistência à corrosão se comparado a outros tipos de aço. Sua versatilidade permite que seja aplicado com diferentes finalidades, tais como:
- Peças mecânicas;
- Parafusos de cabeça;
- Suporte de assento;
- Roda de freio;
- Engrenagem sem fim;
- Peças automotivas e agrícolas.
O SAE 1020 é um aço de ótimo custo-benefício, o que o torna muito atrativo para as indústrias e empresas que podem usá-lo em seus processos.
Na CuryFer, é possível encontrar essa liga em chapas.
O aço ASTM A36 pode substituir o SAE 1020 e vice-versa?
Pela similaridade química do aço ASTM A36 e o SAE 1020, é bastante comum a pergunta: posso substituir um pelo outro?
Apesar de ter características parecidas, não é possível fazer essa substituição. Isso porque alguns de seus atributos desempenham uma melhor função em determinadas aplicações. Atualmente, já existe um estudo que exemplifica o uso das duas ligas, suas diferenças e o motivo pelo qual os aços não tiveram um bom desempenho quando foram usados para substituir um ao outro.
Procurando por essas ligas de aço?
Então fale com a CuryFer! Nossa expertise e know-how nos fizeram uma das maiores distribuidoras de metais, como o aço ASTM A36 e o SAE 1020, oferecendo soluções para clientes espalhados por todo o Brasil.
Peça um orçamento ou fale conosco. É só clicar aqui!
Comments are closed